quarta-feira, 30 de junho de 2010

Texto informativo do bairro

Vila Romana


A Vila Romana é um bairro localizado no distrito da Lapa, na cidade de São Paulo. Originalmente um loteamento planejado no século XIX, de chácaras agrícolas, cada uma com cerca de dez mil metros quadrados.
Suas ruas têm nomes de imperadores, oradores, deuses romanos - sempre o prenome: Tito, Espártaco, Catão, Clélia, Marco Aurélio, Camilo, Aurélia, Duílio, Fábia, Marcelina, Coriolano, Vespasiano e tantas outras.
No final da década de 1950 já era um bairro da baixa classe média com alguma possibilidade de ascensão social, mas ainda com forte influência dos italianos e seus descendentes. Os enormes quarteirões de dez mil metros quadrados haviam passado a ser ocupados por indústrias e fábricas ou estavam sendo "cortados" por novas ruas - cujos nomes muitas vezes não respeitavam a concepção original. As casas eram todas parecidas: sempre tinham um quintal com árvores frutíferas, por menor que fosse, e era comum que mais de uma família morasse em cada uma delas.
Atualmente a Vila Romana vem apresentando uma visível transição: dos pequenos sobrados de classe média, oficinas, pequenas confecções, poucas fábricas ainda em funcionamento e outras abandonadas à edifícios de alto padrão, bares e restaurantes, fruto da expansão desenfreada da grande metrópole.


















Entinerario




















Mapa Vila Romana

Nenhum comentário:

Postar um comentário